← ← ← 12/09/2022 13:27:59 | Posted by: Demostenes Albert | Follow @demoxtenex
Carteira Bitcoin: bc1qju3r9r07vzejdr0uazmdwgcqljt8n2vztyvkfx4gd5k0a97042wqkdwxrl
Para dar continuidade aos testes devemos então nos certificar de ter criado em ~/Documentos/Dev/nginx a pasta public, pois é ela que vai pegar o index dos nossos aplicativos para exibir. Então segue:
$ mkdir ~/Documentos/Dev/nginx/public/ $ touch ~/Documentos/Dev/nginx/public/index.php
Agora para vamos criar um index nas pastas public dos containeres php, os numeros entre chaves vai criar as pastas e o index.php de uma só vez.
$ mkdir ~/Documentos/Dev/app{1..2}/public/ $ touch ~/Documentos/Dev/app{1..2}/public/index.php $ echo -e "<?php\n echo 'app1';\n phpinfo();" | tee ~/Documentos/Dev/app1/public/index.php $ echo -e "<?php\n echo 'app2';\n phpinfo();" | tee ~/Documentos/Dev/app2/public/index.php
Os comandos acima criaram as pastas públicas e criaram um index com:
echo 'app1';
phpinfo();
Fez o mesmo para os dois app, agora precisamos dar start em tudo com docker-compose build e depois do build docker-compose up -d, em todos os contêineres:
$ cd ~/Documentos/Dev/nginx/ $ docker-compose up -d $ cd ~/Documentos/Dev/app1 $ docker-compose up -d $ cd ~/Documentos/Dev/app2 $ docker-compose up -d
Feito isso agora devemos testar no navegador se está tudo em pé e se vai ser exibido nosso echo e nosso phpinfo();
Rolou?
Não né?
Quando você chamou na url o app1 ou o app2 o dns da sua maquina não soube pra onde enviar a requisição, então devemos configurar o arquivo de hosts para saber onde procurar o app1 e o app2.
No meu caso como uso linux o arquivo de hosts fica em /etc/hosts no windows não sei mas basta olhar no google que você vai achar, segue:
$ vim /etc/hosts
Deve ficar mais ou menos assim:
Ali onde tá o endereço 192.168.15.167 você vai substitui pelo seu endereço que tiver ai, se for na maquina local 127.0.0.1 se for em uma maquina diferente, o endereço da maquina.
Agora vamos testar novamente, você deve ver algo assim:
A partir daqui basta você colocar seu projeto na pasta public do seu app(1 ou 2 ou nomeie como você quiser), e tacar o pau.
Mais a frente iremos montar um banco com mysql para teste e integrar no nosso projeto.
Peço desculpas pela demora mas tive diversos problemas para resolver antes de poder sentar e continuar com o blog. Espero que tenham gostado.
Para duvidas e sugestões deixem comentários abaixo e até o próximo post.